• Facebook
  • (34) 99886 0078
  • Youtube
04/01/2017 -
Meninos começam a ser vacinados contra HPV na rede pública de saúde

Os pacientes terão acesso ao medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos de vacinação.

A campanha de vacinação contra HPV começou nesta terça-feira em todo país. Neste ano, a novidade será a inclusão de meninos na ação. A expectativa é imunizar meninos entre 12 e 13 anos em 2017. As meninas entre 9 e 13 anos também vão receber as doses, os pacientes terão acesso ao medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos de vacinação. 

Os meninos vão receber duas doses da vacina, com seis meses de intervalo entre elas. Para as crianças e jovens de 9 a 26 anos que vivem com HIV/AIDS, que também foram incluídos na campanha, vão receber três doses, com intervalo de dois e seis meses. Eles deverão apresentar a prescrição médica para ter acesso ao medicamento.

A inclusão dos meninos na campanha é com o objetivo de proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus. A faixa-etária foi escolhida para proteger os garotos antes do início da vida sexual. Neste ano, serão imunizadaos adolescentes de 12 e 13 anos, mas a meta é diminuir nos próximos anos até chegar nos garotos de 9 anos em 2020.

Vacinação para meninas

Nas meninas, a vacinação tem como objetivo proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Até o ano passado, a faixa etária para o público feminino era de 9 a 13 anos, mas neste ano, as meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas, foram incluídas na campanha. A Secretária de Estado de Saúde faz uma alerta e convoca as mulheres para também se vacinarem. 

 

Fonte: Uai

Por: Ana Maria Caetano

 






Link:




Deixe seu comentário



Colunistas
Gabriel Martinez
Luiz Fernando Soares
Jefferson Domingues de Oliveira
Cotações
Obituário
Anisia Angelica da Silva - Dona Ninzita viúva de José Leivino
22/01/2018
Dalila Maria Oliveira Lopes Moreira - Lila
20/01/2018
Ordalia Silvia Fernandes Santana - Dona Ordalia
17/01/2018
Paulo Custodio da Silva
15/01/2018
Helio Rocha
13/01/2018
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas atualizações.