• Facebook
  • (34) 99886 0078
  • Youtube
22/06/2016 - 13:03
5 dicas de como deixar sua empresa mais rentável


Em meio a uma crise sem precedentes, possuir um planejamento, mesmo que este seja mínimo, faz-se essencial a qualquer empreendedor. Não é fácil estar sempre à frente de seus concorrentes, driblar a inadimplência, precificar corretamente seus produtos e/ou serviços, enfim, manter um controle razoável de suas rotinas, para que estas sirvam como indicadores válidos para o gestor do negócio tomar suas decisões. Pensando nisso, preparei 5 dicas mínimas, porém preciosas, para que todo empreendedor possa (re)pensar seu negócio:

1 – Tenha um fluxo de caixa eficiente

O fluxo de caixa parece para alguns um “bicho de sete cabeças”. Os sistemas de fluxo mais complexos até podem ser, mas conforme a realidade de seu negócio, pode ser mais fácil do que você imagina. Saber conhecer detalhadamente o que entra e sai de dinheiro das disponibilidades da empresa é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Mantenha-se atualizado ao capital de giro que circula em sua empresa, isso é fundamental. Se possível, faça algum curso (são várias opções em agências online, pelo SEBRAE - alguns são até gratuitos). A ajuda de um software aqui pode ser de grande valia (veja o passo 5).

2 – Faça, junto ao seu contador, um Planejamento Tributário

Se compreender o emaranhado sistema tributário brasileiro não for a sua praia, use seu Contador como aliado. Basicamente no Brasil existem 3 sistemas de tributação disponíveis: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real – cada qual com seus benefícios, vantagens e desvantagens. Não estamos em tempos de “perder dinheiro” por conta da escolha errônea de um tipo de tributação, portanto, o quanto antes, delimite a escolha do tipo tributário que melhor se encaixe com a realidade de sua empresa. Conheça também o Microempreendedor Individual, uma boa opção para quem está começando no mundo empresarial.

3 – Capacite e valorize seus colaboradores

O Brasil sofre com mão de obra desqualificada, e muitas vezes seu negócio encontra-se quase todo nas mãos de funcionários. Treinar, capacitar, fazer evoluir sua equipe de trabalho às vezes faz-se mais necessário do que propriamente “aumentar seus salários”. Manter uma equipe de alto nível e capacitada, pode ser o passo à frente de sua concorrência e a chave do sucesso de sua empresa. E lembre-se de remunerar satisfatoriamente seus colaboradores (quem é funcionário sabe do que eu estou falando).

4 – Dialogue com o seu cliente

Lembra do ditado que o “cliente sempre tem a razão”? Ditado antigo mas com essência verdadeira. Conheça seu cliente, saiba o que ele pensa de sua empresa, de seus produtos. Também faça que seu cliente conheça você. Enfim, mantenha canais de diálogo fáceis e ágeis com seu cliente: seja ele por telefone, e-mail, site, etc. O importante é ser lembrado!

5 – Tenha um bom software de gestão empresarial

Estamos na era digital, onde cada minuto possui seu valor monetário. Perder tempo é perder dinheiro! Por isso, faz-se necessário possuir um sistema de gestão empresarial que traga a maior produtividade e otimização nos processos. Felizmente, o mercado brasileiro possui vários sistemas do tipo ERP (enterprise resource planning, ou, “planejamento de recurso corporativo”, um software que consolida todos os sistemas e processos da empresa), para todos portes de empresas e para todos os bolsos. Vai por mim: vale a pena possuir um bom sistema.

 

Espero ter contribuído com você, empreendedor. Qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail diego@contabilidadeinova.com que será uma satisfação poder lhe ajudar!

 

Diego Gontijo Veloso

Contador na Inova Consultoria e Assessoria Contábil e Analista na JUCEMG.






Link:





Deixe seu Comentário

Colunistas
Gabriel Martinez
Luiz Fernando Soares
Jefferson Domingues de Oliveira
Cotações
Obituário
Maria de Fatima Diniz - Maria do Mané Camundo
12/02/2018
Maria Aparecida Soares de Almeida - Maria
08/02/2018
João Belarminio de Souza - João do Firmo
01/02/2018
Maria Candida Amaral
30/01/2018
Antônio José da Silva - Toninho
26/01/2018
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas atualizações.