• Facebook
  • (34) 99886 0078
  • Youtube
15/07/2015 - 14:12
Psicoterapia: um caminho para resignificar a vida

"Por muito tempo achei que a ausência é falta. E lastimava, ignorante, a falta...” Drummond de Andrade


Seguindo o pensando de Drummond, podemos pensar: solidão, angústia, são pontos que não só causavam incomodo nos primórdios do mundo, como atingem a sociedade contemporânea. São os impasses que estão provocando nesta sociedade definhada por seus excessos instantâneos, o hiperconsumo, a supervalorização do corpo e a “onipresença” que as redes sociais proporcionam ao mesmo tempo em que vivenciam um individualismo.

 

 

Apesar das “supers” e “hipers” vivências, o sentimento não muda, a alma continua com sua inquietude e o sentimento continua intacto apesar de toda tentativa de mudá-lo. Vivências que podemos identificar como um vazio existencial, provocado pela falta! E como citado pelo poeta a falta é “lastimável e ignorante”. Então o que fazer? Existe uma possibilidade de tratamento e de cuidado? Existe algum lugar para poder falar das minhas inquietações sem ser rotulado?

 

 

A psicoterapia apresenta-se como uma forma de acolher, ouvir, descobrindo sentidos para existência singular daquele que fala. O psicoterapeuta juntamente com seu cliente irá percorrer por estradas, construindo um caminho, como um artesão que irá retirar os excessos daquela imagem re-coberta por tintas, na descoberta de sua originalidade e retirar camadas é um processo de dor, ao mesmo tempo que revela-dor.

 

 

O encontro terapêutico é um movimento na busca com que ele(cliente) possa fazer sua trajetória de vida, na relação consigo mesmo, a sua realidade na relação com o outro, de modo que embora apresente questões que ora eram perturbadoras, saiba se posicionar diante dos impasses e vazios, encontrando sentido às situações que apareçam.

 

 

“Hoje não a lastimo.

Não há falta na ausência...

porque a ausência, essa ausência assimilada,

ninguém a rouba mais de mim".

Drummond de Andrade

 

Jefferson Oliveira

 

Graduado em Psicologia






Link:





Deixe seu Comentário

Colunistas
Gabriel Martinez
Luiz Fernando Soares
Jefferson Domingues de Oliveira
Cotações
Obituário
Anisia Angelica da Silva - Dona Ninzita viúva de José Leivino
22/01/2018
Dalila Maria Oliveira Lopes Moreira - Lila
20/01/2018
Ordalia Silvia Fernandes Santana - Dona Ordalia
17/01/2018
Paulo Custodio da Silva
15/01/2018
Helio Rocha
13/01/2018
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas atualizações.