Hélio Mendes

O Professor Hélio Mendes é presidente do Instituto Latino e professor no curso de pós-graduação da ESAMC (Escola Superior de Marketing Administração e Comunicação). Autor de tręs livros, escreve semanalmente para revistas e para o Jornal Correio de Uberlândia. Consultor de várias empresas de médio e grande porte em diversos setores. Também ministra palestras em todo o país e atualmente é um dos pioneiros, no Brasil, da implantação da Estratégia do Oceano Azul no planejamento empresarial.



Tamanho da letra


Olhando para 2012

 Este é o nosso último artigo de 2011, mais um ano que ocupamos este espaço para expor a nossa opinião. Pelo número de e-mails que recebemos comentando os artigos, acreditamos que no próximo ano vamos continuar escrevendo.

Em 2012, no âmbito internacional, a crise econômica nos países desenvolvidos vai continuar liderando a discussão global. A preocupação será com o reposicionamento das grandes potências. Às lideranças caberá a responsabilidade de buscar alternativas para diminuir o nível de incerteza. No Brasil o sinal da crise internacional já é visível, o país completou o terceiro trimestre com resultados negativos. De acordo com sondagem da Confederação Nacional da Indústria, mais da metade das empresas considera que a atual crise traz riscos para os seus negócios e quase um terço prevê piora no cenário nos próximos meses.

No âmbito político nacional, a preocupação não é com a crise internacional e seus primeiros efeitos na economia, mas com o poder. A grande imprensa prioriza a corrupção no governo, a caída a cada 60 dias de um ministro, já com um possível sétimo de uma lista que parece não acabar nunca. Governo versus oposição. O povo, apenas na arquibancada, sem tomar partido, comemora como se fosse uma partida de futebol, “caiu mais um!” - quando deveríamos estar agindo, tristes e com vergonha.

No contexto municipal, o que se nota são grupos políticos preparando-se para lutar por mais um mandato. O povo, insatisfeito com o Congresso e com a classe política de uma forma geral, não acompanha de perto o que acontece na sua cidade. De acordo com pesquisa, um terço dos eleitores só irá votar no próximo ano porque o voto ainda é obrigatório.

Assim caminham a humanidade e a aldeia chamada Brasil, cuja capital é Brasília, transformada, por sua bela arquitetura, em patrimônio mundial - e politicamente conhecida como “Ilha da Fantasia”.

De positivo são as redes sociais que vão continuar crescendo. Já mostram o seu poder, destruindo estruturas que ninguém imaginava que iriam cair. Acreditamos que os jovens brasileiros de hoje não serão tão ingênuos como foi a nossa geração. Certa vez, o ex-governador de Minas Aureliano Chaves, na época presidente do PFL, nos disse: “Tome cuidado, o profissional mais barato é o idealista, é comprado com uma boa ideia, aparentemente uma causa justa”. Aureliano foi um dos últimos estadistas de Minas, de uma geração conturbada que será julgada, como a nossa, pela História.

Desejamos um 2012 no mínimo igual a este ano que se encerra, exceto no campo político, porque devemos ter batido o recorde, em 2011, em escândalos. Mas esta é uma história que não tem data para terminar. Mas 2012 será um ano bom para nós brasileiros e especialmente para os carmenses. Carmo é uma cidade especial.

Hélio Mendes

Prof. e Consultor de Estratégia e Gestão

latino@institutolatino.com.br





Charles Ferreira

O Empreendedor

 Charles Wagner Ferreira Silva, filho de Hélio Ferreira Silva e D. Leila Mundim Ferreira, é casado com D. Sandra Ferreira da Costa Silva e tem duas filhas, Débora e Isabela.
Charles é uma pessoa calma, de bem com a vida; carinhoso com todos. Poderíamos falar muito, mas vamos destacar apenas um dos seus atributos: é um grande empreendedor carmense. O Supermercado Ideal é hoje uma referência regional, pela qualidade de seus produtos e serviços. Tem um sistema gerencial que poucos mercados dos grandes centros possuem, investe muito em treinamento; o cliente tem ali de fato um tratamento muito especial e uma grande variedade de produtos. É um marco e orgulho para todos em Carmo.
O Ideal tem uma bela história: foi criado em 1973, é uma empresa familiar, deve seu dinamismo ao avô de Charles, Austero Ferreira; ao sogro, Geraldo da Costa Marinho; e ao seu pai, Hélio Ferreira. Charles veio a assumir o supermercado em 1986. Hoje já possui uma filial no bairro Paranaíba e diversos projetos para novos empreendimentos. Uma empresa que não para, mas reconhece que o sucesso se deve muito à boa equipe de funcionários e à participação dos seus três irmãos.
Empreendedor carmense - essas duas palavras criam um diferencial. Charles não pensa só em sua empresa. Quem o conhece nota a sua preocupação com a cidade. Ele participa de todos os eventos, se não está liderando, é companheiro de quem está à frente do processo, é um cidadão de todas as horas, foi presidente da CDL, atualmente faz parte do Conselho da entidade, é voluntário da Comunidade Nova Vida. Uma pessoa de fácil acesso e de muitos amigos.
Algumas características deste empreendedor: torce pelo Atlético, gosta de fazer um franguinho caipira, de preparar um churrasco para a família e, como a maioria dos carmenses, é muito religioso, sabe que a fé contribui para que as pessoas vivam bem e leva a valorizar o lado bom da vida. Charles é das pessoas que só desejam o bem, é um dos motivos do seu sucesso. A sua amizade é um privilégio.
Sua esposa Sandra é uma pessoa presente, está ao seu lado em todos os empreendimentos, sem se descuidar do seu papel de esposa e mãe. O casal representa bem a cultura de Carmo, são alegres e gostam de ser amigos de todos.
Charles tem uma visão otimista de Carmo, acredita no crescimento da cidade, na sua gente e que só o bem constrói. Graças a pessoas como ele, o mundo possui coisas boas e gera oportunidades para aqueles que pensam em dias melhores. Mais uma boa prática de Carmo.
Hélio Mendes

 







 


Publicidade


 


 



 



 

 





 

 




 










2011 cponline.com.br Todos os direitos reservados.